NOTÍCIAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBÁ

30/03/2020

Corumbá, 30/03/2020

Estivemos hoje, dia 30/03, Prefeito de Corumbá MARCELO IUNES, CASSIO COSTA (Secretário de Governo), Dr. Rogério Leite (Secretário de Saúde),  LOURIVAL VIEIRA (ASSOCIAÇÃO COMERCIAL), LUIZ MARTINS (ACCERT), ANDRÉ CAMPOS (SUB SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO) e AMANDA MIGUEIS (BARES E RESTAURANTES) em reunião junto a PREFEITURA DE CORUMBÁ para reconhecimento e levantamento do impacto econômico em Corumbá por parte do nosso setor: o Comércio e Prestação de Serviços.

 

Independente de qual for seu segmento: TODOS, associados ou não, estão sofrendo de alguma maneira quanto as restrições SANITÁRIAS para o controle do COVID-19.

 

1 – Existe a possibilidade de antecipar ou cancelar o toque de recolher?

 

(Prefeitura) Não existe essa possibilidade neste momento. A saúde representada pelo DR ROGERIO LEITE, está tendo reuniões semanais, todas as segundas feiras, com  a Secretaria de Saúde do Estado de MS que estão tomando as medidas necessárias de controle e combate ao COVID-19 de acordo com as Diretrizes do Ministério da Saúde. O isolamento social, a não aglomeração de pessoas e utilização de equipamentos de EPI se faz necessário nesse momento. Assim como o respeito ao toque de recolher. Mesmo não apresentando nenhum caso.

 

2 – Porém temos denúncias de que alguns comerciantes não estão respeitando o decreto

 

(Prefeitura) A Administração tem esse reconhecimento. E essa competência é de sua responsabilidade que a partir dessa semana estará mais atuante e presente nas ruas fiscalizando o cumprimento das medidas do toque de recolher. Solicitando a PM (Policia militar) a patrulha, vigilância da saúde multando também.

 

3 – Não temos nenhum canal de denúncia. Existe a possibilidade de Criação desse Canal?

 

(Prefeitura) Prefeitura demonstrou que está solicitando uma linha telefônica para criar esse canal. Cassio (Secretário de Governo) demonstrou que qualquer problema é só ligar para ele.

 

4- Existe a possibilidade aumentar o horário do Comércio?

 

(Prefeitura) Sim. A prefeitura levantou a possibilidade de aumentar de 08:00 até as 16:00 desde que:

  • Após análise do relatório da saúde quanto o avanço/controle do COVID-19

  • O COMÉRCIO evite aglomerações e controle o distanciamento das pessoas

  • Tenham manuais de boas práticas sanitárias fornecidos pela vigilância para atendimento ao público. Material que ainda vai ser montado.

Mercadinhos de Bairro e Bares foram citados a todo momento pois não estão fazendo o seu devido controle.

 

  1. Mas e os prestadores de serviço? Eles também só podem parar as 16 hs?

 

(Prefeitura) Não. O toque de recolher são as 20:00. As portas do seu comércio tem que fechar ao público no horário determinado no Decreto (que tem validade até o dia 07/04). Porém se você está prestando um serviço e seu trabalho continua conforme a sua demanda, conforme a sua realidade. Pois o toque de recolher é as 20 da noite.

 

Exemplo dado: eletricista, ou serviço de conserto de máquinas e equipamentos.

 

Cada empresa tem a sua demanda de trabalho que deve ser vista dentro de sua realidade neste momento. Analisando seus custos e principalmente fazer rotatividade de seus funcionários para evitar aglomerações se faz extremamente necessário.

 

6 – Existe a possibilidade dos Restaurantes aumentarem o seu horário?

(Prefeitura) Existe a possibilidade de alterar o seu fechamento de 19:30 para 20 hs. Se faz necessário entregar um documento emitido pelo seu estabelecimento para o seu colaborador  que está trabalhando nesse horário (mais próximo ao início do horário do toque de recolher) pois no momento que estiver indo para casa e for abordado o apresente para autoridade se for necessário.

Mais uma vez foi lembrando que o serviço de DELIVERY é a melhor estratégia para atender esse tipo de segmento: RESTAURANTES que foi considerado serviço essencial.

E evitando aglomerações por que hoje não existe uma quantidade mínima de pessoas que você possa atender: 10 pessoas já é considerado aglomerado.

O distanciamento de mesas (2 metros) e utilização de EPIS se faz extremamente necessário nesse momento.

Hoje todos administração pública, empresariado e povo são corresponsáveis ao controle do COVID-19 estaremos abertos a negociações e escutar vocês para passarmos por tudo isso juntos.

 

7– Existe alguma data para tudo isso acabar?

 

(Prefeitura) Acreditamos, mas não podemos afirmar, tudo vai depender das diretrizes do Ministério da Saúde que ainda passaremos por isso no mês de Abril. Temos como meta que em Maio voltaremos a nossa normalidade mas isso tudo depende da cooperação de todos.