História

Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC) é uma das mais antigas e tradicionais entidades de representação civil do país de livre associação e sem fins lucrativos tendo acompanhado as inúmeras e profundas transformações ocorridas nos cenários político, econômico e social. Sua origem remonta a 12 de junho de 1910, quando houve o primeiro encontro de negociantes corumbaenses, tendo como finalidade convocar uma Assembleia Geral para eleger uma diretoria provisória, a fim de criar um Estatuto, organizando desde o começo da sociedade, com importantes assuntos econômicos e indispensáveis ao futuro. Tal encontro ocorreu nas dependências do Salão da Intendência Municipal - Presidida por Salustiano Maciel. Através desse acontecimento surgiu a intenção de defender interesses, direitos dessa classe perante os poderes públicos, a reclamar o que for justo e necessário seja diretamente ou por intermédio de outras Associações frente a questões que afetassem o desenvolvimento de nosso município e região fronteiriça.

 Atualmente, a Associação Comercial e Empresarial exerce a função de mediadora entre os empresários e o governo municipal, estadual e federal. Propondo-se a identificar oportunidades de negócio e potenciais econômicos no estado, a valorizar sua riqueza cultural e histórica, e a preservar a imagem de Corumbá no âmbito nacional e internacional. A entidade possui um número bastante expressivo de associados reunindo as forças econômicas e produtivas das comunidades do Estado. Aproximadamente 180 empresas, de todos os portes, participam desse sistema de associação. E nelas estão representados muitos setores da economia corumbaense tais como: comércio, indústria, serviços, siderurgia e mineração. A Associação Comercial e Empresarial é certificadora de origem para produtos de exportação, presta serviços informativos do SCPC e SERASA, realiza seminários, palestras e debates, com autoridades e especialistas de diferentes setores da economia, além de oferecer aos associados convênios, auditórios e outros espaços para a realização de eventos. Cultivando continuamente a conexão histórica em sua atuação institucional, a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá se legitimou para defender os interesses do empresariado. Por isso, faz-se presente, de forma pró-ativa, nas principais instâncias da sociedade corumbaense na busca da promoção do desenvolvimento econômico e social.

Em um breve relato, enfatizamos a sessão solene de instalação da Associação Comercial em 15 de novembro de 1911. O estabelecimento da prática da exigência de documentos para vendas a prazo. O telegrama enviado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro pedindo apoio dessa Associação para candidatura do senador Ruy Barbosa a presidência da república em 23 de fevereiro de 1919. Ressaltamos ainda o importante papel desta Casa na atuação em defesa de causas da sociedade e dos interesses das classes empresariais e do comércio local, estadual, e nacional. A incessante luta desta casa para harmonizar os interesses do comércio aos serviços de transportes tanto terrestres, vapores e estradas de ferro, como fluviais. No decorrer de sua trajetória a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá não mede esforços em unir os setores empresariais e trabalhar em defesa da livre iniciativa, representando e propagando também a opinião autêntica e independente dos empresários de Corumbá, na procura do mais perfeito caminho ao desenvolvimento, prestando serviços de qualidade a seus associados.

 

PARCEIROS